Modulo 2 - Desenho e Percepção Visual

Percepção Crómatica:
 
A função do olho humano é captar as imagens que nos rodeiam. O olho é revestido por um espesso e opaco revestimento branco que o protege.
O cristalino é transparente e funciona como uma lente convergente variável.
Comparando com uma câmara fotográfica, ela prova os objectos, próximos ou distantes, através da variação da distância entre a objectiva e o plano do filme fotográfico. Já o olho humano faz essa focalização através da curvatura da lente do cristalino. Ele se aplaina para visão á distância ou aumenta seu raio de curvatura para visão de objectos próximos.
O olho reage com facilidade a diferentes níveis de luminosidade. Para tal a pupila, varia o seu diâmetro de abertura, deixando entrar maior ou menor quantidade de luz. Na câmara o diafragma tem essa função.
Nas câmaras fotográficas a imagem é formada invertida no fundo no olho onde existe uma película fotossensível que é a retina, seria como um filme da máquina fotográfica. No olho humano essa imagem é levada através dos nervos ópticos ao cérebro que os interpreta e faz sua inversão.

 Forma como o olho humano percebe as cores:

 
Os bastonetes são muito sensíveis à luz e são importantes para a visão nocturna. Eles respondem à luz branca comum, desse modo tudo o que é visto com os bastonetes é visto em tons de cinza. Em luz muito brilhante, a púrpura visual toma-se inactiva. Ela retoma vagarosamente sua coloração púrpura usual no escuro, e isto pode levar 30 minutos ou mais.
Os cones são responsáveis pela visão das cores. Eles contêm um dos três produtos químicos diferentes que também são aclarados pela luz. Eles respondem à luz vermelha, amarelo-verde, ou azul-violeta, os cones são estimulados apenas pela luz brilhante.
Na fóvea, os cones estão muito juntos, porque cada fibra nervosa está em contacto com apenas um ou dois cones. Na restante retina, está posicionada a maioria dos bastonetes, há cerca de 300 bastonetes
ligados a cada fibra nervosa. Isto significa que o cérebro recebe informações mais detalhadas
cones da fóvea do que dos bastonetes do resto da retina
Teoria de Gesalt:

Proximidade: partes que estão próximas no tempo ou no espaço parecem formar uma unidade e tendem a ser percebidas juntas. Na figura que se segue, vêem-se os círculos em 3 colinas duplas, e não isolados ou como um grande conjunto.
 Continuidade: há uma tendência na nossa percepção de seguir uma direcção, de vincular os elementos de uma maneira que os faça parecer contínuos ou fluindo numa direcção particular. 

Na figura de baixo (a mesma do exemplo anterior), existe uma tendência para se seguir as colunas de pequenos círculos de cima para baixo.
Semelhança: partes semelhantes tendem a ser vistas juntas como se formassem um grupo. Na figura seguinte, os círculos parecem formar uma classe e os pontos, outra e tendemos a perceber fileiras de círculos e fileiras de pontos, em vez de colunas.
 Complementação: há uma tendência na nossa percepção de completar figuras incompletas, preenchendo lacunas. Na figura abaixo, percebemos três quadrados, embora as figuras estejam incompletas. 

 Simplicidade: tendemos a ver uma figura tão boa quanto possível sob as condições do estímulo. Os psicólogos da gestalt denominaram isto de "boa forma" e uma boa forma é simétrica, simples e estável, não podendo ser tornada mais simples ou ordenada. Na figura de cima, os quadrados são boas formas pois são percebidos como completos e organizados.
 Figura/Fundo: tendemos a organizar percepções no objecto observado (a figura) e o segundo o plano contra o qual ela se destaca (o fundo). A figura parece ser mais substancial e destacar-se do fundo. Na figura que se segue, a figura e o fundo são reversíveis e pode ver-se dois rostos ou uma taça, dependendo da nossa percepção.
Percepção visual:

Percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, selecção e organização das informações obtidas pelos sentidos. A percepção pode ser estudada do ponto de vista estritamente biológico ou fisiológico, envolvendo estímulos eléctricos evocados pelos estímulos nos órgãos dos sentidos.

Artes visuais (Função e imagem):
Função As funções tem como objetivo levar o leitor a compreender determinado efeito, para determinado objetivo. Daí o fato de enfatizar algum recurso ficar a cargo da capacidade criativa do autor ou emissor da mensagem. Assim podemos apresentar o emissor – que emite, codifica a mensagem; receptor – que recebe, decodifica a mensagem; canal - meio pelo qual circula a mensagem; código - conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem; referente - contexto relacionado a emissor e receptor; mensagem - conteúdo transmitido pelo emissor. Com os elementos da comunicação temos a geração e interelação dos variados diálogos das funções, que são conhecidas como:1.Função referencial;2.Função conativa;3. Função poética; 4 função metalinguistica; 5 função emotiva
Mensagem:

 Mensagem é a manifestação física da informação produzida por uma fonte de informação e que se destina a alguém. Todo o texto escrito que se envia a alguém ilustra uma mensagem, concebida como uma um conjunto organizado de signos linguísticos. A ideia de sequência ordenada é também exigida na cibernética, onde o conceito representa uma sequência simples de sinais binários.

Anatomia da mensagem visual:

Expressamos e recebemos mensagens visuais entre três níveis:
O representacional: aquilo que vemos e identificamos com base no meio ambiente e na experiência;
O abstracto: a qualidade cinestésica de um facto visual reduzido a seus componentes visuais, básicos e elementares, destacar os meios mais directos, emocionais e mesmo primitivos da criação da mensagem.O simbólico: o vasto universo de sistemas de símbolos codificados que o homem criou arbitrariamente e ao qual atribui significados.Todos esses níveis de resgate de informações interligados e se sobrepõem, mas é possível estabelecer distinções suficientes entre eles, de modo que possam ser analisados tanto em termos de seu valor como táctica potencial para a criação de mensagens quanto em termos de sua qualidade em processo de visão.
Movimento:


O movimento na comunicação visual pode ser obtido através de vários recursos, porém todos estão associados à repetição de alguns elementos – ou seja, ao ritmo com o qual são repetidos. 



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