Da Arte Rupestre às sombras chinesas, as primeiras formas amplas de comunicação.
A arte rupestre, é o termo dado à mais antiga representação artística conhecida. As mais antigas são:do período Paleolítico Superior gravados em cavernas, em paredes e tetos rochosos, ou também em superfícies rochosas ao ar livre, normalmente em lugar protegidos das épocas pré-históricas
Na vida do homem pré-histórico tinha á arte e o espírito de conservação daquilo que necessitavam.Estudos arqueológico demonstram que o homem pré-histórico já conservava, além de cerâmica, armas utensílios trabalhados na pedra , nos ossos dos animais que abatiam e no metal. Estudos arqueológicos realizados na Europa Ásia,África,entre outros revelam que no meio surgiram homens primitivos caçadores que pintavam e esculpia.
A cor da pintura já era conhecida pelo Homem Neandertal.
As "Vénus"(mulheres grávidas ) eram esculpidas de forma exagerada, são manifestação artisticas das mais primitivas do "Homo Sapiens " e que demonstram a sua capacidade de simbolizar. A estas esculturas é atribuído um sentido mágico,propiciatório da fertilidade feminina e ao primeiro registo de um sentimento religioso ou de divinidade, o qual convencionou-se denominar de Deusa Mãe.
A cor da pintura já era conhecida pelo Homem Neandertal.
As "Vénus"(mulheres grávidas ) eram esculpidas de forma exagerada, são manifestação artisticas das mais primitivas do "Homo Sapiens " e que demonstram a sua capacidade de simbolizar. A estas esculturas é atribuído um sentido mágico,propiciatório da fertilidade feminina e ao primeiro registo de um sentimento religioso ou de divinidade, o qual convencionou-se denominar de Deusa Mãe.
Sombras
chinesas
O teatro de sombras é uma arte muito antiga ,originária da China , de onde se espalhou para o mundo , sendo atualmente praticada regularmente por grupos de mais de 20 países. Existe uma lenda chinesa a respeito da origem do teatro de sombras .
Historia da fotografia
A história da fotografia pode ser contada a partir das experiências executadas por químicos e alquimistas desde a mias remota antiguidade .A proximidade na época em que viveu Aristóteles na Grécia Antiga ,já se conhecia o fenómeno da produção de imagens pela passagem da luz através de um pequeno-orifício.
Alhazen,descreveu um método de observação dos eclipses solares através da utilização de uma câmara escura. A câmara escura na época , consistia de um quarto com um pequeno orifício aberto para o exterior.
Em 1525 já era conhecido o escurecimento dos sais de parta, no ano de 1604 o físico-químico italiano Ângelo Sala estudou o escurecimento de alguns compostos de prata pela exposição à luz do Sol.
Em 1525 já era conhecido o escurecimento dos sais de parta, no ano de 1604 o físico-químico italiano Ângelo Sala estudou o escurecimento de alguns compostos de prata pela exposição à luz do Sol.
Em 1725, Johann Henrich Schulze, professor de medicina na Universidade de Aldorf, na Alemanha,
conseguiu uma projecção e uma imagem com uma duração de tempo maior, porém não
conseguiu detectar o porquê do aumento do tempo. Schulze continuou as suas experiências colocando à exposição da luz do
sol um frasco contendo nitrato de prata, examinando-o algum tempo depois,
percebeu que a parte da solução atingida pela luz solar tornou-se de coloração
violeta escura.
Notou também, que o restante da mistura continuava com a cor
esbranquiçada original. Sacudindo a garrafa, observou o desaparecimento do
violeta. Continuando, colocou papel carbono no frasco e o expôs ao sol, depois
de certo tempo, ao remover os carbonos, observou delineados pelos sedimentos
escurecidos padrões esbranquiçados, que eram as silhuetas em negativo das tiras
opacas do papel. Schulze
duvidava se a alteração era devida à luz do sol, ou ao calor. Para confirmar se
era pelo calor, refez a mesma experiência dentro de um forno, apercebeu-se que
não houve alteração. Concluiu ,que era a presença da luz que provocava a
mudança. Continuou as experiências, acabando por constatar que a luz de seu
quarto era suficientemente forte para escurecer as silhuetas no mesmo tom dos
sedimentos que as delineavam. O químico suíço Carl Wilhelm Scheele, em 1777,
também comprovou o enegrecimento dos sais devida à ação da luz.
Thomas Wedgwood realizou
no início do século XIX experimentos
semelhantes. Colocou expostos à luz do sol algumas folhas de árvores e asas de
insectos sobre papel e couro branco sensibilizados com prata. Conseguiu
silhuetas em negativo e tentou de diversas maneiras torná-las permanentes.
Porém, não tinha como interromper o processo, e a luz continuava a enegrecer as
imagens. Joseph Nicéphore Niépce foi um inventor francês
responsável por uma das primeiras fotografias.
Joseph Nicéphore Niépce foi um inventor francês
responsável por uma das primeiras fotografias.
Niépce começou a fotografar em 1793, mas as imagens desapareciam rapidamente. Ele só conseguiu imagens que
demoraram a desaparecer em 1824 e o primeiro exemplo de uma imagem permanente ainda existente foi
tirada em 1826. Ele
chamava o processo de heliografia e
demorava oito horas para gravar uma imagem.
A evolução da técnica de registo {Daguerre e Talbot)
em paralelo aos formatos de câmaras e metodologias de laboratório
O ano
1839 marca o início da fotografia, tal como a conhecemos hoje. Ambos Daguerre
(1787-1851) e Talbot (1800-1877) tinha experimentado de forma independente por
vários anos em seus diferentes processos fotográficos, quando Daguerre anunciou
sua descoberta para o mundo em Paris em 07 de janeiro de 1839.Isto levou
William Henry Fox Talbot para mostrar os resultados de seu processo negativo /
positivo para o Royal Institution em Londres (a mesma organização que hoje
apresenta o Palestras BBC Natal) em 25 de Janeiro de 1839. Ele, então,
apresentou um Livro para a Royal Society em 31 de Janeiro de 1839, descrevendo
seu processo como "desenho fotogénico".Talbot enviou exemplos de seu
trabalho no início de fevereiro 1839 a Sir David Brewster, que mais tarde se
tornaria o primeiro presidente da Sociedade Fotográfica de Escócia(PSS) e
membro honorário da Sociedade Fotográfica de Edimburgo (EPS).
O instantâneo fotográfico de Archer
Frederick Scott Archer nasceu em 1813 na Grã-Bretanha, dedicado em
princípio à gravura e a escultura, cedo acorda o interesse pelo mundo e
processo fotográfico do Calótipo. Começa a trabalhar com isso em 1847 para
realizar fotografias dos seus desenhos de gravura.
Mais tarde Frederik Scott Archer, dá a conhecer seu invento que revoluciona o mundo da fotigrafia, o Colódion Ùmido que era bem mais rápido do que o Daguerreótipo,com uma grande vantagem com respeito á exposiçao, esta era bem mais curta .
A invenção de Maddox da emulsão fotossensível
gelatinosa
Foi
um médico inglês, Richard Maddox, em
1871, experimentou em vez de colódio, uma suspensão de nitrato de prata em
gelatina de secagem rápida. A gelatina, de origem animal, não só conservava a
emulsão fotográfica para uso após a secagem como também aumentava drasticamente
a sensibilidade dos haletos de prata, tornando a fotografia, finalmente, instantânea. Era um
processo extremamente barato (pois gelatina pode ser obtida de restos de ossos
e cartilagens animais) e, ao substituir o colódio, ficou conhecida como chapa
seca. O último capítulo relevante do desenvolvimento e aperfeiçoamento dos
processos fotográficos deu-se com um inglês, chamado George Eastman. Aborrecido
com o trabalho lento do processo de preparar as chapas e usá-las imediatamente,
Eastman leu um artigo sobre a emulsão gelatinosa e interessou-se por ela, a
ponto de começar a fabricá- la em série. Mas, não dado por satisfeito, ainda achava complicado o
processo de estocagem das chapas de vidro (além de pesadas, partiam-se com facilidade) e
imaginou que poderia tornar a fotografia muito mais prática e eficiente se
encontrasse uma maneira de simplificar o processo todo.
Os irmãos Lumière, Auguste Marie Louis Nicholas Lumière e Louis Jean Lumière nasceram em Besançon, na França. Foram eles que fabricaram o cinematógrafo(câmara de filmar),sendo frequentemente referidos como pais do cinema.O cinematógrafo era uma máquina de filmar e projector de cinema,inventou que lhes tem sido atribuído mas que na verdade foi inventado por Léon Bouly, em 1892, que tera perdido a patente, de novo registada pelos Limiére a 13 de Fevereiro de 1895.A verdadeira divulgação do cinematógrafo, com boa publicidade e entradas pagas, teve lugar no dia 28 de Dezembro do mesmo ano, em Paris, no Grand Café, situado no Boulevard des Capucines. O programa incluía dez filmes. A sessão foi inagurada com a projecção de La Sortie de l'usine á Lyon ( A saída da fabrica Lumiére em Lyon).
George Eastman e a democratização e industrialização
da fotografia com a Kodak
George Eastman(waterville, Nova Iorque,12 de julho de 1854 Rochester, Nova Iorque,14de março de 1932) foi um empresário de estado.
Fundou a kodak e foi inventor do filme fotográfico, que permitiu a população da fotografia.
George Eastman cometeu suicídio com um tiro de arma de fogo no coração e deixou uma nota de suicídio,onde dizia somente:"Para os meus amigos. Meu trabalho está feito. Por que esperar?Seu funeral deu-se na Igreja Episcopal st.Paul, em Rochester. George Estman nunca se casou, e foi enterrado no jardim da campanhia que fundou, a kodax, em rochester, estado de Nova Iorque
Muybridge e o advento do início do Cinema
{Caleidoscópio e Zootropo)
Edward James Muggeridge
Edward J.Muybridge (9de Abril de 1830-8 de maio de 1904) foi um fotógrafo inglês, conhecido por seus experimentos com o uso de múltiplas câmaras para captar o movimento , que além de inventor do zoopraxiscópio- dispositivo para projectar os retratos de movimento que seria o precursor da película de celóide que é usada ainda hoje.
Vida e carreira
Muybridge nasceu Edward James Muggeridge
, em Kingston, Inglaterra. É possível que ele
tenha mudado seu nome para combinar ao rei Edweard.Embora não tenho mudado seu
nome até meados de 1870, mudou seu sobrenome a Muygridge, seguido por Muybridge
- no lançamento de sua carreira fotográfica.
Em 1855 Muybridge chegou em São Francisco,
começando sua carreira como agente e livreiro de um editor. Saiu de São
Francisco no fim dessa década, e após um acidente em que sofreu lesões em sua
cabeça , acabou retornando a Inglaterra por alguns anos. Reapareceu em São
Francisco em 1866 já com o sobrenome Muybridge , e tornou-se rapidamente bem
sucedido na profissão, se centrando sobre paisagens e assuntos arquitectónicos.
Muybridge começou a criar sua reputação em
1867 , com fotos do YosemiteNational Park e de São Francisco California (muitas dessas fotos do Yosemite Natinal Park
reproduziam algumas cenas já fotografadas por Carleton Watkins). Muybridge tornou-se rapidamente famoso por estas
fotos, que mostraram a grandiosidade do oeste.
As imagens foram publicadas sob o pseudónimo
"Helios." No verão de 1868, Muybridge organizou uma comissão para
fotografar uma das expedições de exército dos Estados Unidos ao Alaska, território a recém adquirido.
Os irmãos Lumiére e a primeira projecção pública
Os irmãos Lumière, Auguste Marie Louis Nicholas Lumière e Louis Jean Lumière nasceram em Besançon, na França. Foram eles que fabricaram o cinematógrafo(câmara de filmar),sendo frequentemente referidos como pais do cinema.O cinematógrafo era uma máquina de filmar e projector de cinema,inventou que lhes tem sido atribuído mas que na verdade foi inventado por Léon Bouly, em 1892, que tera perdido a patente, de novo registada pelos Limiére a 13 de Fevereiro de 1895.A verdadeira divulgação do cinematógrafo, com boa publicidade e entradas pagas, teve lugar no dia 28 de Dezembro do mesmo ano, em Paris, no Grand Café, situado no Boulevard des Capucines. O programa incluía dez filmes. A sessão foi inagurada com a projecção de La Sortie de l'usine á Lyon ( A saída da fabrica Lumiére em Lyon).
Os irmãos Lumière fizeram um digressão com o cinematógrafo, em1896, visitando Bombaim, Londres e Nova Iorque. As imagens em movimento tiveram uma forte influência na cultura popular da época: “L'Arrivée d'un train en gare de la Ciotat” (Chegada de um Comboio à Estação da Ciotat), filmes de actualidades,”Lé dejeineur de bebé” (O Almoço do Bebé) e outros, incluindo alguns dos primeiros esboços cómicos, como “L´Arroseur Arrosé”(O "Regador" Regado),os filmes que nós vos mostramos neste video.
Cinema documental
Documentário é um gênero cinematográfico que se caracteriza pelo compromisso com a exploraçãoda realidade. Mas dessa afirmação não se deve deduzir que ele represente a realidade «tal como ela é». O documentário, assim como o cinema de ficção, é uma representação parcial e subjectiva da realidade.O filme documentário foi pela primeira vez teorizado por Dziga Vertov (1896-1954),que desenvolve o conceito de «cinema-verdade», defendendo a ideia da fiabilidade do olho da câmara, a seu ver mais fiel à realidade que o olho humano - ideia ilustrada pelo filme que realizou Cine-Olho (1924) -, visto ser uma reprodução mecânica do visível (Ver: cinema directo).O termo documentário é aceito em 1879 pelo dicionário francês Littré como adjetivo referente a algo «que tem carácter de documento». Atualmente, há uma série de estudos cujos esforços se dirigem no sentido de mostar que há uma indefinição de fronteiras entre documentário e cinema de ficção, definindo um género híbrido. Surge no início do século o termo docuficção. A etnoficção é umas das práticas nobres deste gênero.
O Cinema Fantástico de Mélies
Georges Méliès (8 de dezembro de 1861 — 21 de janeiro de 1938) foi um ilusionista francês de sucesso e um dos precursores do cinema, que usava inventivos efeitos fotográficos para criar mundosfantásticos.Méliès, além de ser considerado o "pai dos efeitos especiais", fez mais de 500 filmes e construiu o primeiro estúdio cinematográfico da Europa. Também foi o primeiro cineasta a usar desenhos de produção e storyboards para projetar suas cenas. Era proprietário do Théatre Robert-Houdin em Paris,que havia pertencido ao famoso ilusionista francês Jean-Eugène Robert-Houdin.
Carreira
Tudo começou quando o cientista ganhou um protótipo criado pelo cinematógrafo inglês Robert william Paul e ficou tão entusiasmado com o mesmo , que saía filmando cenas do quotidiano em Paris. Um dia a própria câmara parou de repente, mas as pessoas não paravam de se mexer e quando ele voltou a filmar, a ação feita na filmagem era diferente da ação que ele estava filmando. A esta trucagem ele deu o nome de stop-action; criou várias outras como perspectiva forçada, múltiplas exposições ou filmagens em alta e baixa velocidade.
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